Este relato aborda os custos de transação na C-PROFTI e foi elaborado a partir das informações coletadas em visitas técnicas à empresa. Relata-se a trajetória da empresa, suas rotinas e procedimentos desde a captação de alunos até a finalização do curso. Objetivou-se descrever os processos de observação e mapeamento das atividades que embasaram as propostas para redução dos custos de transação identificados na empresa com vistas à melhoria dacompetitividade dos negócios.
Como resultados, identificou-se que o sucesso da empresa está atrelado à competência e à empatia do sócio ajoritário; que as principais fontes de custos de transação estão relacionadas à divisão do trabalho na estrutura organizacional; que a imprevisibilidade nas operações se deve à forma de prospecção, acompanhamento e ratificação das inscrições do público-alvo e à utilização de relacionamentos não contratuais baseados em confiança para negociar as prestações de serviços dos instrutores, recepcionistas e fornecedores de espaço físico.
O relato foi organizado em seções, iniciando-se pela introdução e contextualização da realidade investigada, seguida do mapeamento das atividades, identificação e diagnóstico dos custos de transação; apresentação das propostas de mudança e as contribuições do estudo para a melhoria da realidade investigada.